Você é uma
das maravilhas
de Portugal.
Descubra
as outras.

USE O MAPA PARA NAVEGAR

DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

MARAVILHAS
  • Caldo Verde
  • Charutos dos Arcos
  • Mesa de Monção – Cordeiro à Moda de Monção
  • Roscas de Monção
  • Sistelo

MARAVILHAS VENCEDORAS DO DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

Caldo Verde

Vencedor na Categoria 'Sopa' nas 7 Maravilhas de Gastronomia

De origem Minhota, mas adoptado por todas as regiões, a receita foi escrita em verso. Escritores e poetas referem-no: Camilo, Eça, Júlio Dinis, Ramalho Ortigão. Correia de Oliveira define-o: “Que núpcias de sustento e de sabor”.

Charutos dos Arcos

Vencedor na Categoria 'Doces Festivos' nas 7 Maravilhas Doces De Portugal

Este doce, de origem conventual, constitui um dos ex-líbris da doçaria arcuense, usado sobretudo na época da Páscoa e Natal.
Os charutos são feitos com massa de hóstia, numa máquina antiga manual, que envolve um recheio de gemas de ovo e açúcar, fechados em forma de pequenos cilindros, ligeiramente achatados, semelhante a um charuto com 8 a 10 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, e são cobertos com açúcar branco granulado.

Mesa de Monção – Cordeiro à Moda de Monção

Vencedor nas 7 Maravilhas à Mesa

A preparação deste prato decorre em mais de 24h, entre os banhos e a cozedura. O Cordeiro, é colocado em cima do alguidar de barro vermelho para pingar no arroz amarelo (feito com açafrão e água de um cozido à portuguesa), e levado a forno de lenha, previamente aquecido. É acompanhado de um vinho de exceção: Alvarinho Palácio da Brejoeira, colheita 2016.
Na imponente adega deste palácio podemos degustar a Aguardente Velha Palácio da Brejoeira, feita de vinho Alvarinho. Apreciar a peculiar construção desta adega que nos transporta para os momentos áureos e festivos do Palácio da Brejoeira. Terminar com uma visita ao Museu Alvarinho, museu temático dedicado ao vinho da casta Alvarinho. Todos estes produtos podem ser degustados, na Feira do Alvarinho de Monção, evento ímpar no Norte de Portugal, que atraí todos os anos milhares de pessoas ao concelho.

Roscas de Monção

Vencedor na Categoria 'Doces' nas 7 Maravilhas Doces De Portugal

Não há festa ou romaria que não tenha mesa farta, recheada de deliciosos manjares e sobremesas difíceis de resistir. Muitos destes carregados de tradições e história e sempre acompanhados pelo nosso mui nobre Alvarinho.
As roscas de Monção são o doce que melhor se harmoniza com os aromas do Alvarinho produzido na sub-região de Monção Melgaço, umas das mais antigas sub-regiões vitivinícolas de Portugal.

Sistelo

Vencedor na Categoria 'Aldeias Rurais' nas 7 Maravilhas de Portugal Aldeias

Por aqui passou o exército de Afonso VII de Leão e Castela, para confrontar D. Afonso Henriques, num episódio decisivo na fundação do Reino de Portugal (séc. XII). No séc. XIII, as Cartas de Foro dão Sistelo como póvoa. Conhecida como “o pequeno Tibete português”, tem nos socalcos uma marca identitária única em todo o país.