Você é uma
das maravilhas
de Portugal.
Descubra
as outras.

USE O MAPA PARA NAVEGAR

DISTRITO DE FARO

MARAVILHAS
  • Folar de Olhão
  • Mesa de Albufeira – Mar dos Olhos de Água
  • Praia de Odeceixe
  • Ria Formosa

MARAVILHAS VENCEDORAS DO DISTRITO DE FARO

Folar de Olhão

Vencedor na Categoria 'Doces Festivos' nas 7 Maravilhas Doces De Portugal

A massa do Folar de Olhão é feita com farinha de trigo, levedura, sumo de limão, água, açúcar amarelo e margarina.
Depois de bem amassada é colocada num recipiente próprio para levedar durante uma a duas horas. 
Quando a massa estiver pronta, retiram-se partes da massa, de tamanhos iguais, e fazem-se bolas que são estendidas de modo a ficarem circulares e achatadas, as chamadas folhas. Os folares são feitos dentro de pequenos tachos de alumínio. 
Em cada tacho, coloca-se várias camadas de manteiga derretida, açúcar amarelo, canela e a folha (massa).
Este processo repete-se conforme o tamanho desejado para o folar que assim tem um número específico de folhas, à volta de 8 camadas.

Mesa de Albufeira / Mar de Olhos de Água

Vencedor nas 7 Maravilhas à Mesa

Esta mesa, muito ligada à freguesia de Albufeira e Olhos de Água, espelha a ligação entre o mar e o campo. O mar que nos dá os produtos que servem para a preparação da Cataplana, o mar que nos dá os Ouriços e as Lapas que são consumidos quase ao natural e a terra que nos dá frutos como a laranja. Tudo isto acompanhado com vinho Rosé Vida Nova e Branco Onda Nova produzidos também no concelho de Albufeira. Como complemento desta mesa, fugimos ao alojamento tradicional e recomendamos uma unidade de Agroturismo, a Quinta do Mel, cujo lema é fazer o cliente sentir-se como se estivesse na casa dos seus avós. Por fim, é obrigatória uma visita às nascentes de água doce que brotam do mar, na Praia dos Olhos de Água e que lhe dão nome.

Praia de Odeceixe

Vencedor na Categoria 'Praias de Arribas' nas 7 Maravilhas de Praias de Portugal

Tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio.

Ria Formosa

Vencedor nas 7 Maravilhas Naturais de Portugal

A Ria Formosa é um vasto ecossistema de características ecológicas singulares, que se estende por uma área de cerca de 20.000 hectares e 60 quilómetros de costa, no Sotavento Algarvio, entre a Praia da Manta Rota, a Leste, e a Praia do Ancão, a Oeste.
Considerada Parque Natural desde 1987, classificada como Zona Húmida de Interesse Internacional pela Convenção de Ramsar devido à sua importância como habitat de aves aquáticas e integrada na Rede Natura 2000, como sítio de importância comunitária e como Zona de Protecção Especial, é um sistema lagunar complexo, enquadrado por duas penínsulas e várias ilhas-barreira.