Você é uma
das maravilhas
de Portugal.
Descubra
as outras.

USE O MAPA PARA NAVEGAR

DISTRITO DE COIMBRA

MARAVILHAS
  • Mesa da Bairrada ao Mondego
  • Mesa das Terras da Chanfana
  • Piódão

MARAVILHAS VENCEDORAS DO DISTRITO DE COIMBRA

Mesa da Bairrada ao Mondego

Vencedor nas 7 Maravilhas à Mesa

A Bairrada distingue-se pela forte produção vitivinícola, onde ressalta o Espumante e o Vinho Tinto da autóctone casta Baga, que representam a inquestionável qualidade dos vinhos e espumantes DOC Bairrada. Também afamado é o Leitão Assado da Bairrada, uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, cujo segredo reside na escolha das raças utilizadas, na sua preparação e assadura. O Arroz de Lampreia é também uma das iguarias de destaque da mesa, confecionado com o arroz carolino-IGP, produzido nos arrozais do Baixo Mondego. O Rio Mondego e a Costa Atlântica oferecem a degustação de petiscos de água que cada época oferece, como a Sardinha na Telha acompanhado por produtos da terra (ex:grelos) e temperadas com o sal das salinas da Figueira da Foz. O roteiro turístico inclui o património do Castelo de Montemor-o-Velho, a maior fortificação do Mondego, e experiências únicas vivenciadas na descoberta surpreendente do Luso/Bussaco aliando natureza e história.

Mesa das Terras da Chanfana

Vencedor nas 7 Maravilhas à Mesa

A cumplicidade com os sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, originária destas paragens, confecionada com carne de cabra e vinho tinto e que se assume gastronomicamente como denominador comum dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares e a proximidade com sensações e vivências de uma envolvente verdejante em que o desporto de natureza é experiência imperdível através dos seus Trilhos.
A dignidade de um vinho tinto excepcional das Vinhas Velhas de Santa Maria da Quinta de Foz de Arouce, torna o manjar próprio para palatos exigentes, sendo completado em jeito de pospasto com Queijo do Rabaçal de sabor forte do leite de cabra e ovelha intensificado pela cura e, com Mel da Serra da Lousã, néctar endógeno de tom âmbar e sabor intenso que advém da flora serrana em que predomina a urze. O Licor Beirão é o digestivo que permite terminar a refeição com arte e mestria centenária e, já recuperado o corpo e a mente, permitir a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Semide.

Piódão

Vencedor na Categoria 'Aldeias Remota' nas 7 Maravilhas de Portugal Aldeias

Imortalizada por Miguel Torga como “ovo embrionário”, o Piódão é um presépio em plena Serra do Açor. Atraídos pela frescura das nascentes, os pastores lusitanos formaram, na época medieval, um povoado a que deram o nome de Casas Piódam.
Já não há vestígios, mas existiu ali um Mosteiro de Cister, que faz o lugar remontar ao séc. XIII. Na paisagem salpicada de xisto e azul salta-nos à vista a Igreja Matriz, construída no séc. XVII, com torres cilíndricas rematadas por cones.
Ao nos deixarmos vaguear pelas ruelas encontramos cruzes nas portas das casas, marcas das crenças das gentes da aldeia, que com ramos de loureiro afastam maus-olhados e intempéries.