Você é uma
das maravilhas
de Portugal.
Descubra
as outras.

USE O MAPA PARA NAVEGAR

DISTRITO DE BRAGANÇA

MARAVILHAS
  • Alheira de Mirandela
  • Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP
  • Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho
  • Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu
  • Praia da Ribeira – Albufeira do Azibo
  • Rio de Onor

MARAVILHAS VENCEDORAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Alheira de Mirandela

Vencedor na Categoria 'Entradas' nas 7 Maravilhas de Gastronomia

A Alheira de Mirandela, que absorve esta denominação associada ao local de comercialização e expedição, a cidade de Mirandela, é o enchido regional mais consumido e conhecido no país, mais envolto em mistério e único no mundo.

Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP

Vencedor na Categoria 'Biscoitos e Bolos Secos' nas 7 Maravilhas Doces De Portugal

A “Amêndoa Coberta de Moncorvo” é um produto (artesanal) de confeitaria obtido a partir de amêndoas doces peladas, torradas e cobertas com uma calda de açúcar. Podem ser comercializadas em três versões: brancas ou comuns; morenas ou de chocolate; peladinhas.

Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho

Vencedor na Categoria 'Doces de Fruta e Mel' nas 7 Maravilhas Doces De Portugal

O Mel do Parque de Montesinho é um mel de flores silvestres produzido pela espécie de abelha Apis mellifera Iberica. O néctar tem origem na vegetação natural existente no Parque Natural de Montesinho, em que predomina a urze, a castanha e o alecrim. O sabor e o aroma do mel resultam das condições particulares do Parque Natural de Montesinho, onde não é permitida qualquer agricultura que interfira com a flora natural e autóctone.

Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu

Vencedor nas 7 Maravilhas à Mesa

Sítio histórico que se propõe uma refeição confecionada com produtos do Romeu, servidos com elegância por mulheres das aldeias à volta num ambiente impregnado de memórias. Conflui na Maria Rita um património coerente de aromas, sabores, gentes e história: em suma, uma cultura local tecida de sensibilidades e saberes acumulados. Tem-se aí uma experiência genuína, única e irreproduzível noutro local do mundo. Quem por lá passa não esquece e muitas vezes se emociona. Maria Rita, a Quinta do Romeu e o Museu das Curiosidades pertencem à família Menéres, regidos pela 4º, 5ª e 6ª geração.
Esta “Mesa” é composta por 7 patrimónios: Tostadinhos de Alheira de Mirandela, Bacalhau à Romeu e Sopa Seca acompanhado de Quinta do Romeu Reserva Branco 2016 e Quinta do Romeu Tinto Touriga Nacional 2015 temperado com Azeite DOP Bio Romeu. Maria Rita do Romeu um Sítio e uma Família que espera pela sua visita.

Praia da Ribeira – Albufeira do Azibo

Vencedor na Categoria 'Praias de Albufeiras e Lagoas' nas 7 Maravilhas de Praias de Portugal

No concelho de Macedo de Cavaleiros, a Praia da Ribeira está integrada na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Com excelentes comodidades para a prática balnear, canoagem e btt e voleibol. Dispõe de um parque infantil, biblioteca volante, barracas de artesanato e de produtos regionais e bar.
A partir da Praia da Ribeira pode-se partir à descoberta de uma zona de enorme riqueza paisagística e biológica, refúgio para muitas espécies animais e onde florescem orquídeas selvagens.

Rio de Onor

Vencedor na Categoria 'Aldeias em Áreas Protegidas' nas 7 Maravilhas de Portugal Aldeias

Pode ter tido origem no povoado medieval de Vinhas Cales, no cabeço do Codeçal, mas sabe-se que pertenceu à Casa de Bragança. Divide o território com a sua homónima espanhola, Rihonor de Castilla. Da tradição e do convívio entre as duas aldeias surgiu um dialecto – o rionorês.